Descrição

A angiografia cerebral diagnóstica é um exame realizado por médicos neurorradiologistas com experiência e treino em técnicas de imagem cerebral e utiliza a técnica de Raio-X para visualização dos vasos sanguíneos cerebrais (artérias e veias) (Imagem 1).
Imagem 1 - Modelo de Equipamento de Angiografia Digital
Imagem 1 - Modelo de Equipamento de Angiografia Digital

A angiografia é efetuada sob analgesia local, com ou sem sedação consciente, pelo que deverá permanecer no Hospital entre 12 a 24h após o procedimento.

Para realização deste exame, é inserido um pequeno “tubo” ou cateter, na artéria femoral (a maior artéria da perna), através de uma punção de agulha na pele (na região da virilha). Através das radiações emitidas pelo aparelho de angiografia, o médico introduz e guia esse cateter através das artérias, até chegar ao cérebro. Uma vez em posição, o cateter é utilizado para injetar produto de contraste (uma espécie de “tinta”), o qual é possível visualizar através do Raio-X. Estas injeções permitem assim a visualização dos vasos sanguíneos cerebrais.

Na maioria dos casos, são necessárias várias injeções de forma a avaliar todos os vasos sanguíneos cerebrais que precisam de ser estudados. Uma vez terminada a angiografia, o cateter é removido. Para prevenir o sangramento no local da punção da artéria femoral, deverá ser aplicada pressão sobre esse local, sendo que geralmente é realizada compressão manual durante cerca de 15 minutos, de forma a garantir que o local da punção fica completamente encerrado. O procedimento demora cerca de uma hora e os pacientes deverão permanecer durante um período mínimo de 6 a 8 horas em repouso no leito e sem movimentar a perna na qual foi efetuada a punção.

A angiografia de subtração digital é o método mais sensível para avaliação dos vasos sanguíneos cerebrais. Aneurismas cerebrais, malformações vasculares e oclusões arteriais (que podem causar AVCs), são algumas das condições que podem ser detetadas através da angiografia. Este procedimento, dependendo dos achados, pode ainda permitir o tratamento imediato, o qual poderá envolver a injeção direta de medicações e/ou a utilização de dispositivos específicos através de um cateter posicionado diretamente no local onde está o problema.

Benefícios e Procedimentos

Os benefícios da angiografia cerebral estão relacionados com a correta e detalhada avaliação dos vasos sanguíneos cerebrais. A Tomografia Computorizada (TC), a Ressonância Magnética (RM) e a ecografia com doppler, são outras técnicas utilizadas para avaliação vascular cerebral. Não obstante, por vezes é necessário o detalhe fornecido pela angiografia convencional para o diagnóstico e avaliação precisos e para planeamento terapêutico. Em algumas situações de urgência, a angiografia convencional (através de cateter), combina o diagnóstico e a terapêutica num único procedimento.

Todos os procedimentos médicos contemplam riscos para o utente. O risco mais severo da angiografia diagnóstica é o desenvolvimento de um AVC isquémico; este pode ser resultado de coágulos de sangue que se soltam de placas nas artérias do pescoço, por exemplo, ou por coágulos que se podem formar dentro do cateter. Outra das complicações potencialmente graves da angiografia são as disseções arteriais (pequenos “rasgões” na artéria), provocadas pelos cateteres, as quais também podem resultar em AVCs. De uma forma geral, o risco de AVC durante uma angiografia diagnóstica, em centros com elevado volume de casos, é inferior a 1%. Os AVCs, embora raros, podem resultar em défices permanentes, incluindo perda de força, dificuldades em falar e perda de visão.

Outras complicações menos graves, mas mais comuns, incluem hemorragia ou infeção do local da punção femoral e reações alérgicas ao produto de contraste utilizado ou medicações administradas durante a sedação. Existe ainda algum grau de exposição a radiação ionizante.
São sempre feitos todos os esforços para minimizar estes riscos durante o procedimento.

Após a data da alta, será importante que não realize esforços físicos, nomeadamente levantamento de pesos, pelo menos durante uma semana após o dia do procedimento. Este cuidado está relacionado com a correta cicatrização do local de punção femoral. Os banhos são permitidos no dia a seguir ao procedimento.
Qualquer dúvida adicional, não hesite em questionar o médico neurorradiologista e/ou a equipa de enfermagem responsável.

UNIC - Angiografia Cerebral Diagnóstica
UNIC - Angiografia Cerebral Diagnóstica

Perguntas Frequentes

No site do CHVNG/E – www.chvng.pt – pode encontrar informações, entre as demais as seguintes: 

  • Exposições ao gabinete do Cidadão (reclamações, sugestões e elogios);
  • Acesso à informação clínica;
  • Consulta e formulação de questões à Comissão de Ética do CHVNG/E;
  • Assistência Espiritual e Religiosa;
  • Liga de Amigos do CHVNG/E.

Se necessitar de justificação de presença, por favor informe a funcionária administrativa.

Documentos recomendados

Angiografia Cerebral Diagnóstica